quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Rock, Glitter e Glam - Anos 70 X Anos 2000


"Não há nada como ver uma moça andando rua abaixo e ouvir o clic-clac-clic-clac dos sapatos de salto. Juro que isso é música para os meus ouvidos!" TERRY DE HAVILLAND

Pra se falar de moda temos que entender sua cronologia, fato. Tudo se encaixa num contexto social e cultural, marcado por várias gerações e seus respectivos estilos de vida. O post de hoje tá bacanérrimo porque fala de rock e glamour, o famoso ROCK GLAM ou GLAM ROCK, como preferir. Diga-se de passagem, é o meu estilo favorito que começou e ganhou forças nos anos 70 com o ilustre cantor inglês, David Bowie, e perdura até os dias de hoje. Claro que houve uma releitura dessa moda, saindo de cena as lantejoulas e purpurinas e entrando uma moda mais sóbria, com tons neutros e bem mais casual. Mas sempre ousada e diferente, olha só!

ANOS 2000... Tachas, spikes, couro e correntaria são os hits! Ah, não poderia deixar de fora os famosinhos sneakers, febre total!









E nos anos 70... GLAM, GLITTER E POP 1970-1976

O glam rock foi a manifestação de um cintilante pastiche de excessos que autorizava qualquer homem a usar plumas no cabelo e sombra fosca nos olhos. Isso tinha raízes no modernismo da boutique Mr Freedom, de Tommy Robert, que trouxe a estética da HQ americana dos anos 1950 para o cetim e a renda, e na ascensão do expressionismo do art rock do Rock Music. David Bowie ficara interessado em formas de arte performática e os collants de malha tornaram-se parte da persona do cantor andrógino no palco. Muito marcante!






Os macacões, marca registrada dos anos 70, voltaram com tudo na moda atual. Acho elegantérrimo, Papagalletes!







Sandálias peep-toe Terry de Havilland, autor da frase que abri esse post, anos 1970: filho de um sapateiro de Londres ele experimentou refazer algumas formas de plataforma do pai, do tempo da guerra, em couro de cobra colorido e obteve sucesso instantâneo, criando sapatos que se equiparavam em mestria às roupas de Ossie Clark e eram adorados por Bianca Jagger. Ele abriu uma loja na King's Road chamada Cobblers to the World, ao mesmo tempo que se autointitulava "o sapateiro do rock n' roll", fornecendo sapatos para o Rocky Horror Picture Show. Vale lembrar que as botas de Elton John também eram especialíssimas, criadas por Bill Whitten.

Nenhum comentário:

Postar um comentário