terça-feira, 16 de agosto de 2011

Sapatos, acredite se puder...

PAPAGALLETES, nosso blog não tem intenção somente de falar de modinhas e tendências, por isso procuramos algo na história da moda (vestuário e acessórios) e algumas curiosidades. Sem o passado não há presente, não é mesmo???

Que entrem os sapatos...

... Até o ano de 1822, os calçados significavam verdadeiras torturas, pois eram confeccionados sem levar em conta as curvas anatômicas dos pés. Foram sapateiros norte-americanos que adaptaram o sapato aos moldes encontrados hoje, propiciando conforto e bem-estar.

... A imperatriz Josefina, esposa de Napoleão, trocava de sapato quatro ou cinco vezes por dia.

... No começo so século XX, as atrizes usavam modelos de cores escandalosas, com saltos muito altos, e eram mal vistas pela sociedade. Costumavam usar sapatos de cetim após os espetáculos, para o caso de algum fã querer beber champagne dentro dele.

... Imelda Marcos, ex-primeira dama das Filipinas, possuía mais de três mil pares de sapatos.

... Criados no século XV, chapins eram os sapatos com plataforma que chegavam a ter salto de até 65cm!! Na época, amas tinham de acompanhar as madames, dando-lhes a mão para elas não caírem. Para subirem no salto, precisavam de um banco.

... A combinação sapato muito alto + saia justa aumenta a saliência das nádegas femininas em 25%. Afffffffffffffffffff.....

E as bolsas, meu ponto fraco, diga-se de passagem!!


Esse acessório vem sendo usado desde a Idade Média tanto por homens quanto por mulheres. No século XVI, a enorme procura por bolsas fez surgirem por toda a Europa sociedades especializadas na confecção desse item. A bolsa passou a ser indispensável no final do século XVIII, quando se tornou necessário aliviar a quantidade de objetos carregados pelas mulheres em seus bolsos. De forma geral, as bolsas eram carregadas na mão e produzidas com o mesmo material das roupas. A industrialização que invadiu o mundo da moda no final do século XIX fez com que se diversificassem as formas, os tamanhos e os materiais utilizados.


Fonte: Livro Acessórios, Titta Aguiar.